quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Eu engomo levemente os meus crochês

Muita gente elogia meus caminhos de mesa aqui em casa, acham que estão sempre com aparência de novos. O segredo naum é mais segredo, é bem simples, gosto de passar pela goma, caminhos, toalhas de mesa, as barrinhas das toalhas e pano de copa... dão um ar mais sofisticado as peças... preparo a goma desse jeitinho, é uma receita bastante antiga de minha mãe:

Em 500 ml de água fria, dissolvo 2 colheres de sopa de amido de milho que levo ao fogo depois de acrescer 1 colher de sobremesa de qq sabonete branco ralado. Mexo continuadamente para naum agarrar no fundo da panela e mexendo fico por uns 8 minutos. Retiro do fogo e em lugar seguro, longe do fogão e da chama, ainda quente, coloco dentro desse mingau meio transparente 2 colheres de álcool(desses comumente usado em casa), misturo bem, vai borbulhar, deixo esfriar para ser usado.

*Dicas:
1. Quando esfriar costuma engrossar, aconselho colocar mais um pouquinho de água fria, se for o caso.

2. Molhar com água fria, antes de colocar na goma, a peça a ser engomada.

3. Pode ser guardada, a sobra, devidamente tampada, em geladeira por até 2 dias(o álcool é o conservante).

4. Observar que qto mais grossa a goma mais endurecida ficará a peça.

5. É importante naum torcer a peça engomada, por isso naum aconselho a secagem em varal. Uma sugestão é colocar arrumadinha em cima de um plástico.

6. Naum se deve esperar secar por completo para passar a ferro, caso seque terá quer ser molhada levemente para que o ferro deslize sobre a peça engomada.

** Cuidado no momento de acrescer o álcool, faça o procedimento fora da cozinha, longe do fogão ou de qq chama de fogo. Fique bem atenta porque ao contato do álcool com o mingau quente, costuma borbulhar bastante e se a panela estiver cheia pode até mesmo entornar.

Balancim... nada como um dia atrás do outro!

Ontem, postei o meu objeto de desejo, por ora, rsrsrsrs... Naum é que hoje, na minha desprentenciosa navegação diária, aprendi um jeitinho de forrar botões sem uso do balancim?! Vejam no blog Entre Pincéis da Aline... vale uma passada por lá, é um espaço cheio de estórias, como eu gosto... e seus trabalhos são mtooooooooo lindos! Com o intuito de homenageá-la, qq hora dessa farei um trabalhinho com alguma técnica ensinada por ela. Obrigado Aline, pelas dicas. Sucesso pra vc!

Cachecolares de crochê e cachecóis de tear

Parte das comprinhas que fiz no Saara.

Vão virar cachecóis logo, logo...


Mais um terminado! Já está nas mãos de sua dona toda feliz.


Leitor(as) amigos(as), confesso que me causou estranheza quando recebi o pedido da cliente, uma coleira tecida em lã. Como o cliente tem sempre razão, voilá! Me utilizei, mais uma vez, da aula aprendida com a Profa. Elaine em seu blog e tão somente crochetei o corpo do cachecolar lá ensinado.

Daí,

E...

Pra minha surpresa caiu no agrado de uma outra cliente... fiz 2 coleiras!

Demonstrando...

Embaladinhos para viagem.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...