quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Eu engomo levemente os meus crochês

Muita gente elogia meus caminhos de mesa aqui em casa, acham que estão sempre com aparência de novos. O segredo naum é mais segredo, é bem simples, gosto de passar pela goma, caminhos, toalhas de mesa, as barrinhas das toalhas e pano de copa... dão um ar mais sofisticado as peças... preparo a goma desse jeitinho, é uma receita bastante antiga de minha mãe:

Em 500 ml de água fria, dissolvo 2 colheres de sopa de amido de milho que levo ao fogo depois de acrescer 1 colher de sobremesa de qq sabonete branco ralado. Mexo continuadamente para naum agarrar no fundo da panela e mexendo fico por uns 8 minutos. Retiro do fogo e em lugar seguro, longe do fogão e da chama, ainda quente, coloco dentro desse mingau meio transparente 2 colheres de álcool(desses comumente usado em casa), misturo bem, vai borbulhar, deixo esfriar para ser usado.

*Dicas:
1. Quando esfriar costuma engrossar, aconselho colocar mais um pouquinho de água fria, se for o caso.

2. Molhar com água fria, antes de colocar na goma, a peça a ser engomada.

3. Pode ser guardada, a sobra, devidamente tampada, em geladeira por até 2 dias(o álcool é o conservante).

4. Observar que qto mais grossa a goma mais endurecida ficará a peça.

5. É importante naum torcer a peça engomada, por isso naum aconselho a secagem em varal. Uma sugestão é colocar arrumadinha em cima de um plástico.

6. Naum se deve esperar secar por completo para passar a ferro, caso seque terá quer ser molhada levemente para que o ferro deslize sobre a peça engomada.

** Cuidado no momento de acrescer o álcool, faça o procedimento fora da cozinha, longe do fogão ou de qq chama de fogo. Fique bem atenta porque ao contato do álcool com o mingau quente, costuma borbulhar bastante e se a panela estiver cheia pode até mesmo entornar.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...